Manual de diaconia e o ministério da mulher na igreja

Escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; (χρεια chreia 1) necessidade, carência 2) responsabilidade, negócio) e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.
Atos 6:3-7

A REGULAMENTAÇÃO DA DIACONIA E DO PRESBITÉRIO POR PAULO – FALANDO DA MULHER
Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos, justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.
I Timóteo 3:1-13

OS DIÁCONOS E SEU MINISTÉRIO COM REGISTROS BÍBLICOS – (SOMENTE 2 DOS 7)
ESTEVÃO

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Atos 6:8

Estevão é conhecido por ser o primeiro mártir da Igreja. Teve uma carreira ministerial curta, mas absolutamente frutífera, pois foi usado para despertar o Apóstolo Paulo. Sua pregação antes de ser apedrejado é memorável (Atos 7). Jesus Se levantou para recebe-lo! (Atos 7:56)

FILIPE
Após o martírio de Estêvão, quando começaram as perseguições contra os cristãos, Filipe, o diácono, levou o evangelho à Samaria, onde foi extremamente frutífero (Atos 8:5-13)
Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade.
Atos 8:4-8

Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.
Atos 8:14-17

Filipe iniciou o ministério em Samaria, e depois os Apóstolos desceram para aprofundar a obra ali. Enquanto isso, Filipe saiu de Samaria e foi para o sul, pela estrada de Jerusalém a Gaza, (Atos 8:26) onde foi chamado pelo Espírito a pregar o evangelho a um etíope eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes, Candace, dando assim origem à igreja cristã no continente africano (Atos 8:26-38).
Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Atos 8:38-40

Dali Filipe foi arrebatado para Azoto, e provavelmente, ele dali foi até Cesaréia (Atos 8:39,40), onde se estabeleceu, como lemos em Atos 21:8 -9.
Quanto a nós, concluindo a viagem de Tiro, chegamos a Ptolemaida, onde saudamos os irmãos, passando um dia com eles. No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este
quatro filhas donzelas, que profetizavam.
Atos 21:8-9

Passou a ser então conhecido como evangelista, título esse que era usado para, provavelmente, distingui-lo do apóstolo do mesmo nome. Tinha quatro filhas que eram profetisas, o que nos leva a ver a qualidade de vida em família de Filipe.

NICOLAU E OS NICOLAÍTAS…
Este é um assunto importante a considerarmos pois tanto quanto Judas Iscariotes traiu a Jesus Cristo, existem suposições históricas que os “nicolaítas” repreendidos por Jesus nas cartas de Apocalipse 2 e 3, tenham sua origem em uma deserção de Nicolau de sua posição. Não é ensino doutrinário, mas tem fortes evidências históricas para considerarmos verdadeiro. A mensagem que fica é para que “aquele que pensa que está em pé, veja que não caia”. Teríamos como figura semelhante, mas, claro, com maior gravidade, a traição de Judas Iscariotes entre os apóstolos.

E AGORA, APRESENTANDO (!): FEBE, UMA NOVA DIACONISA ALÉM DOS 7 ORIGINAIS!
Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.
Romanos 16:1-2

A palavra grega usada aqui para servindo é “diakonos”
διακονoç diakonos provavelmente do obsoleto diako (saída breve para fazer ou buscar alguma coisa, cf 1377) 1) alguém que executa os pedidos de outro, esp. De um mestre, servo, atendente, ministro 1a) o servo de um rei 1b) diácono, alguém que em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles 1c) garçom, alguém que serve comida e bebida.
Palavra diferente da usada por Lucas para serviço, em Atos 6:2 “chreia”
χρεια chreia 1) necessidade, carência 2) responsabilidade, negócio
Palavra diferente da usada por Paulo para servindo, “douleo”
“No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” Romanos 12:11. Aqui a palavra usada foi δουλευω douleuo de 1401 1) ser escravo, servir, prestar serviço 1a) de uma nação em sujeição a outros países 2) metáf. obedecer, submeter-se a 2a) num bom sentido, ser obediente 2b) num mau sentido, daqueles que tornam-se escravos de um poder maléfico, sujeitar-se a, entregar-se a

TRADUÇÃO ESPANHOLA REINA VALERA
Encomiéndoos empero á Febe nuestra hermana, la cual es diaconisa de la iglesia que está en Cencreas: Que la recibáis en el Señor, como es digno á los santos, y que la ayudéis en cualquiera cosa en que os hubiere menester: porque ella ha ayudado á muchos, y á mí mismo
Romanos 16:1-2

TRADUÇÃO AMERICANA AMPLIFIED BIBLE NOW
I introduce and commend to you our sister Phoebe, a deaconess of the church at Cenchreae. That you may receive her in the Lord [with a Christian welcome], as saints (God’s people) ought to receive one another. And help her in whatever matter she may require assistance from you, for she has been a helper of many including myself [shielding us from suffering].
Romanos 16:1-2

TRADUÇÃO NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva (u) da igreja em Cencréia. Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim. (u) 16.1 Ou diaconisa
Romanos 16:1-2

TRADUÇÃO ENGLISH STANDARD VERSION
I commend to you our sister Phoebe, a servant (1) of the church at Cenchreae, that you may welcome her in the Lord in a way worthy of the saints, and help her in whatever she may need from you, for she has been a patron of many and of myself as well. (1) Or deaconess
Romanos 16:1-2

E CONCLUINDO INFORMAÇÃO SOBRE SEU MINISTÉRIO COM PAULO, CF REINA VALERA
Al sólo Dios sabio, sea gloria por Jesucristo para siempre. Amén. Enviada por medio de Febe, diaconisa de la iglesia de Cencreas.
Romanos 16:27

NOSSA DEFINIÇÃO MINISTERIAL
Entendemos ser tema não pacífico na igreja de Cristo, mas cremos no ministério da mulher quando realizado no Espirito, pelo Espírito, e em Cristo, e neste caso, sim, equiparado ao ministério do homem neste sentido, embora com a restrição que esteja esta mulher sempre sujeita ao seu próprio marido, como o cabeça do casal.
Enquanto que a mulher sem marido por qualquer motivo (solteira, divorciada ou viúva), esteja sujeita à liderança masculina estabelecida pastoralmente na igreja local.
Cremos que Paulo deixa claro nas listas de “desiguais” que apresenta em Gálatas e Colossenses abaixo, quando afirma que não há qualquer diferença ou restrição, de qualquer natureza, entre todos que estão em Cristo.
Cremos assim, e por este motivo que todos os dons estão franqueados às mulheres, respeitando-se a estrutura de governo bíblica, com o homem como cabeça, mas todos sujeitos a Cristo, O Cabeça da Igreja, para bênção do Corpo e para glória de Deus.
Cremos também e portanto, que não pode haver qualquer tipo de acepção de pessoas em nosso meio, e este é um valor fundamental deste ministério.

O ENSINO DE PAULO
Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:23-28

… uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Colossenses 3:9b-11

CONTEÚDO MINISTERIAL ADICIONAL
Aqui vemos o Apóstolo Paulo apresentando um ministério provavelmente pastoral de Áquila e Priscila, destacando ambos em conjunto, homem e mulher, marido e esposa, complementares e frutíferos em seu ministério.
PAULO SAÚDA OS PASTORES PRISCILA E AQUILA As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles.
I Coríntios 16:19

PORQUE FOI ELE PAULO QUEM, PROVAVELMENTE, OS TROUXE PARA O MINISTÉRIO!
Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a judeus como gregos.
Atos 18:1-4

PRISCILA E ÁQUILA QUE MINISTRARAM APOLO, UM APÓSTOLO
Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido; porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.
Atos 18:24-28

 

APÊNDICE: O APOSTOLADO DE APOLO E OS DEMAIS APÓSTOLOS

Em meu entendimento, seu apostolado fica subentendido no texto em que, referindo-se a Apolo, Paulo diz “nós os apóstolos”, conforme lemos em I Coríntios 4:6-9.
“Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido? Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco. Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”. I Coríntios 4:6-9
Para você que está estudando um conteúdo que é fundamento do Ministério Cristão Alfa e Ômega, importante destacar que cremos sim, na existência de outros apóstolos além dos 12, e também da restauração do ministério apostólico nos dias em que vivemos. Sei que talvez seja conteúdo novo para você, mas a Bíblia nos apresenta outros apóstolos além dos 12, que poderiam ser considerados “apóstolos menores”. Para fundamento deste entendimento, apresento abaixo um texto meu no Blog sobre os últimos dias, em que aponto a existência de outros apóstolos além dos 12 e de Paulo, com a inclusão de Apolo, bem como Tiago irmão de Jesus, Barnabé e Matias. Sim, creio que existiram outros apóstolos bíblicos posteriores aos 12, o que nos permite crer que existem outros em nossos dias. O que não exclui, claro, e por isso mesmo, a existência também de falsos apóstolos hoje, porque para haver falsos precisa haver os verdadeiros. Bem como falsos pastores, mestres, profetas e tudo o mais, como A Palavra profetiza acerca do cenário dos últimos dias.

OS FALSOS PROFETAS E OS APÓSTOLOS
“Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. Apocalipse 2:2-5
Se você é alguém que já acompanha os textos bíblicos sobre os últimos dias, sabe que há na Bíblia muitas passagens que apontam para a manifestação, nos últimos dias, de falsos profetas, mestres e mesmo falsos “cristos”. Sendo que a palavra grega que nos levou a esta tradução “cristo”, uma palavra que significa “unção”, eu também sou levado a pensar que a Palavra nos está revelando acerca de “falsas unções” nestes últimos dias… “Uma nova unção” ou “uma unção fresca” é uma expressão que virou quase que “um mantra” gospel nos dias em que vivemos… Mas após tanto tempo, anos, imerso em meio a muitos movimentos de avivamentos, nestes dias últimos dias eu tenho chegado à conclusão que há uma única unção… Aquela que é dada pelo Espírito Santo… E, se Deus é eterno, e é, e se o Espírito Santo é Deus, e é, a Sua unção não é nova, nem se renova, é a mesma! Pois é Eterna! Ou não? Mas não vou tratar deste tema hoje… embora seja muito rico. Mas se você não sabia da existência dos falsos, fique sabendo, pois haverá muitos! Na verdade, já existem. Estão entre nós… E a meu ver, temos também o surgimento de falsos apóstolos, aqueles que “se declaram apóstolos, mas não são”, como podemos encontrar no texto acima, de abertura do post…
Acompanho bem a distância uma discussão teológica de eminentes pastores e mestres renomados sobre a existência ou não do ministério apostólico em nossos dias… E eu confesso que fico me perplexo por perceber o quanto pessoas ilustres e cultas podem falar do que não entendem, gerar discussões inúteis, que mais atrapalham do que ajudam na expansão do Reino e na pregação do Evangelho em nossos dias. Pessoas que provavelmente nunca conviveram diretamente no ministério com verdadeiros apóstolos contemporâneos… Não viram diretamente o que estes creem e pregam, creio, com profundidade. E além disso, se consideram os guardiões da sã doutrina, vivendo como, eu poderia pensar, numa certa casta “nikolaita”, também apresentada em Apocalipse 2:6 e 2:15. Assim, quando generalizam todos os apóstolos contemporâneos, os bons e os maus, sem discernir uns dos outros, mas lançando todos em uma mesma “vala comum”, criam uma “régua de medir”, que também poderá atingir aos que combatem os aspectos equivocados e heréticos da igreja contemporânea… Também ficariam generalizados, e ninguém poderia mais separar os bons dos maus… Ou não? Voltando, a verdade da existência de apenas 12 “apóstolos do Cordeiro” é clara e bíblica. Em Apocalipse 21:14 encontramos um texto irrebatível: “A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”. Sim, segundo lemos na Bíblia existem apenas doze apóstolos do Cordeiro! Existem requisitos considerados por inferência pelos estudiosos de quem seriam estes doze, que deveriam ter sido chamados diretamente por Jesus, aprendido diretamente com Ele, e outros indicadores que, embora sejam bíblicos, não há um texto que os reúna a todos, nem os rotule como necessários para serem considerados como apóstolos… Mas embora existam estes Doze, não significa que, segundo a mesma Bíblia, não existam outros apóstolos… Talvez, poderíamos pensar, “apóstolos menores”… Se formos simplesmente organizar os textos para ler o que está escrito, encontraremos Matias sendo escolhido em substituição a Judas Iscariotes, conforme direção do apóstolo Pedro, que presidiu a eleição cujo relato encontramos em Atos 1:26. Embora possamos avaliar que não há referência alguma ao ministério apostólico de Matias nas Escrituras, consideremos que sim, sua eleição foi correta, e que ele foi guindado a ser um dos Doze. Substituiu a Judas Iscariotes, e foi tratado como parte dos Doze. Como lemos que foi tratado em alguns outros textos bíblicos. Assim, os apóstolos voltariam a ser doze, supostamente os Doze do Cordeiro. Mas eu perguntaria: e como fica a situação de Paulo? Leia comigo Romanos 1:1? “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Quem chamou Paulo para o ministério apostólico? Veja ainda… I Coríntios 1:1: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus”… E agora? Paulo também viu a Jesus… Mas ele sim, se declara o “menor dos apóstolos” em I Coríntios 15:9-10 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Sim, sejamos sinceros… Ele trabalhou muito mais que todos os outros. Pelo menos, segundo os relatos bíblicos que possuímos… A Palavra fala muito mais dele do que de Matias, ou mesmo do que a maioria dos Doze originais… Ou você conhece o ministério apostólico de Bartolomeu? De Tadeu? Ou de Simão o Zelote? Ou mesmo, ainda, de Tomé, que ficou muito famoso por precisar ver Jesus para crer?
Claro que eles fizeram coisas extraordinárias, pois foram chamados para ser apóstolos do Cordeiro! Mas se compararmos, inegável é que Paulo é um apóstolo, de ministério ainda mais extraordinário, segundo relato bíblico inspirado pelo Espírito Santo. Inegavelmente. Inequivocamente… E neste caso, pela matemática moderna simples, aqui já teríamos 13 apóstolos… Doze do Cordeiro, e um adicional… Seja Matias, seja Paulo… Mas e se também incluirmos nesta lista, Tiago, irmão de Jesus? Sim, ele foi apóstolo, conforme lemos em Gálatas 1:19 “…e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor”. Sim, e podemos pensar pelo texto, que haviam outros… Que, eventualmente nem nos foram informados seus nomes… Se existiram já neste momento, não sabemos quem foram, nem quantos foram… Mas também é possível que o texto estivesse falando apenas dos que conhecemos. E por agora, por faltar mais informações, vamos ficar assim mesmo… Mas pelo texto sabemos que, sim, Tiago, irmão de Jesus, autor da Epístola de Tiago, foi um dos apóstolos… E assim, neste caso, agora teremos quatorze apóstolos bíblicos… os Doze do Cordeiro, mais dois… Mas tudo bem, pois com certeza saberemos na eternidade se a escolha do próprio Cordeiro, (na verdade, agora, O Leão), caiu mesmo sobre Matias, ou se caiu sobre Paulo, a quem Ele mesmo chamou no caminho de Damasco… Mas isso não mudará o fato que teremos dois apóstolos adicionais… Biblicamente falando! Isso, claro, se não incluirmos nesta lista, a Barnabé, se assim entendermos o conteúdo do texto de Gálatas 2:9-10 “… e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer”. Os apóstolos estenderam a Paulo, apóstolo, a destra de comunhão… E Barnabé? Será que esta destra de comunhão apostólica foi dada a ele também? Interessante texto… E o mesmo poderia aplicar a Apolo! Afinal, Paulo sempre pôs Apolo em um mesmo nível de autoridade espiritual consigo mesmo. Isso fica subentendido no texto em que, referindo-se a Apolo, Ele diz “nós os apóstolos”, com lemos em I Coríntios 4:6-9. “Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido? Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco. Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”. Apolo e Barnabé! Se inferirmos pelos textos acima, também eram apóstolos! E veja que ambos são muito mais citados como inspiração, ministério e influência, mais que os aqueles próprios apóstolos que fazem parte dos Doze, como destaquei antes neste texto. Bem, podemos perceber que, biblicamente, não existiram apenas 12 apóstolos, mas sim, vários outros… Creio que você já entendeu que não creio que os apóstolos foram apenas doze, nem que foram “extintos” no início da igreja primitiva. Já provei pela Palavra que existiram outros… Mas meu principal argumento reside no texto em que Paulo nos ensina sobre o tema, o qual devemos ler com bastante cuidado. Estou falando de Efésios 4:11-14:
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.
Perdoem-me os “ufanistas gospel”, mas, sinceramente, eu não creio que tenhamos, em algum momento de nossa história como Igreja, desde Pentecostes até hoje, chegado “à unidade da fé, nem à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Pelo contrário, a meninice está estampada em diversos setores da igreja, e ventos sopram sobre doutrinas ainda hoje… Além disso, também me parece que os demais dons dados em conjunto ao de apóstolos, continuam ativos até os dias de hoje… se você tem dificuldades com profetas, lembre-se pelo menos dos evangelistas, pastores e mestres… Aceitação seletiva não me parece ser uma boa prática diante de textos bíblicos… Na verdade, se olhar para os lados nos dias de hoje, me parece que, enquanto igreja contemporânea, continuamos como meninos, agitados “para lá e para cá”, em meio a tanta discussão teológica inútil nas igrejas. Discussão que muitas vezes escandaliza os novos convertidos… E que manda, em muitos casos, uma mensagem ridícula a nosso respeito aos perdidos que assistem estes embates inúteis “do lado de fora”. E neste caso, também me parece que muitos fazem questão de se enquadrar no grupo dos religiosos que Jesus denunciou, “os fariseus contemporâneos”, que “nem entram nem deixam o povo entrar” (Mateus 23:13)… E em assim fazendo, justamente comprovam que ainda precisamos de apóstolos, (e de profetas, pastores, mestres e evangelistas) conforme Paulo ensina, pois o Senhor ainda está edificando o Corpo de Cristo… Esta obra ainda não terminou… Edifício que, creio, já esteja em sua fase final, mas será concluído apenas naquele Dia! Mas nada disso muda o fato que existem falsos apóstolos. Lembre-se que para existirem os falsos, é necessário haver os verdadeiros! Como falsos mestres, pastores e bispos necessitam da existência dos verdadeiros para que as fraudes sejam denunciadas. E eu posso dizer que conheço verdadeiros apóstolos de contemporâneos. E também, eventualmente, posso saber da existência de alguns outros que podem me causar dúvidas… Mas o que tem tudo isso a ver com o conteúdo principal deste Blog? O meu ponto hoje é que a ocorrência do reavivamento do ministério apostólico nas últimas décadas é mais um sinal dos últimos tempos! Se não tivéssemos o ministério apostólico restabelecido e reconhecido, o texto de Apocalipse que pauta este post não nos chamaria a atenção para a existência dos que “se dizem apóstolos, mas não são”… Que se confrontados no Espírito, tanto pelos cristãos da igreja de Éfeso antiga, e também, principalmente, em nossos dias, pela igreja de “Éfeso” profética e contemporânea destes últimos dias, podem ser achados mentirosos… Sim, a existência de toda sorte de falsos líderes cristãos nestes últimos dias comprova a Palavra profética da confusão sendo instaurada no seio da igreja antes da vinda de Jesus. E no cenário profético contemporâneo, toda esta discussão também faz parte das causas que geram a apostasia que virá, ou que, na verdade, já veio! E está, tristemente, estabelecida diante de nossos olhos. E pior, este tipo de discussão, de confusão e de perplexidade para tantos sobre “quem está com a razão doutrinária”, me parece também abrir as portas para o Juízo de Deus que virá sobre estes outros… Afinal, veja o texto abaixo, em II Pedro 2:1-3 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”. Bem me parece que tudo isso está acontecendo hoje… Ou não? Veja os sinais… Mas na Palavra, não em pessoas, nem em “títulos gospel”…

Em Nome de Jesus!

Haroldo Maranhão